25 de outubro de 2010

Universo de ofertas

Consumidores aproveitam promoções em sites de compra coletiva e ganham descontos de até 90% em restaurantes

Ana Elisa Santana

Há cerca de quatro meses, os brasilienses têm uma nova forma de conhecer restaurantes e lanchonetes do Distrito Federal. Com a praticidade do comércio pela internet e descontos que variam de 50% a 90%, os sites de compra coletiva transformaram-se em uma febre, principalmente entre jovens consumidores. A novidade é, também, uma oportunidade para que os estabelecimentos da cidade divulguem seus pratos e, assim, conquistem mais clientes.

Cerca de 70% das promoções lançadas nesses sites são do setor de gastronomia, segundo Sérgio Oliveira, sócio-diretor do City Best, uma das empresas do gênero. O restante é dividido entre ofertas de clínicas estéticas, cursos e entretenimento. Para Sérgio, o site torna-se mais do que um meio dos internautas conseguirem descontos em serviços. “Nós acabamos sendo um guia para apresentar mais lugares para as pessoas na cidade. E, se os consumidores gostarem, vão de novo e levam amigos, namorada etc”, afirma.

Massas, petiscos, tortas, bebidas, sorvetes, comida japonesa: há promoções disponíveis para todos os gostos. Foi assim que Manuella Moraes encontrou uma forma de divulgar seu restaurante, Suri Sushi Bar, inaugurado em junho na Asa Sul. A cozinha oriental que fez sucesso em Eunápolis e Arraial D’Ajuda, na Bahia, já conquista fãs na capital. “Acredito que 80% dos que vieram conhecer o restaurante por causa da promoção vão se tornar clientes. Muitos nos conheciam da Bahia e viram pelo site também”, afirma a proprietária, que recebe até 60 pessoas no espaço.

Bruno Moraes, do Suri Sushi Bar, com o Combinado do Chef: 656 cupons adquiridos em um dia (Foto: Oswaldo Reis/Esp. CB/D.A Press)

O Suri Sushi Bar lançou no site Peixe Urbano a promoção do prato Combinado do Chef. Após 24 horas no ar, 656 internautas compraram o cupom da oferta. No prato, 20 peças exclusivas criadas pelo chef Bruno Moraes, que originalmente saem por R$ 65,90 foram vendidas com 51% de desconto, por R$ 32. Entre os destaques do combinado, estão os sushis especiais Jubart, de camarão cozido enrolado em anchova negra, massaricado com cream cheese e dois molhos (também desenvolvidos por Moraes) e o Suri Camarão, que tem camarão empanado, tomate seco e cream cheese envoltos em salmão massaricado, com três molhos especiais.

A proprietária da casa destaca ainda o Suri Couve, um enrolado de salmão empanado, frito, com cream cheese e couve, que, segundo ela, é a especialidade. Ela afirma que o objetivo do restaurante é mostrar inovação na cozinha japonesa sem fugir do tradicional. “Aqui em Brasília, as pessoas têm o costume de comer só rodízio e não se permitem conhecer outras coisas do cardápio. Com o combinado elas podem experimentar um pouco de cada prato”, defende.

Manuella afirma que, devido ao sucesso, planeja outra promoção. Segundo ela, desde 28 de setembro, quando foi lançada a oferta, o restaurante já atendeu mais de 200 clientes que adquiriram os cupons de desconto. Todos precisam telefonar para agendar a presença e evitar transtornos. “Quando chega algum cliente que não agendou nós atendemos, na medida do possível. Mas é importante marcar com antecedência porque existem dias em que ficamos lotados”, explica.


Até no café da manhã

Clientes dos sites de compra coletiva podem optar por gastar menos no barzinho, em um happy hour com os amigos, em uma sobremesa ou até mesmo no café da manhã. O servidor público Diogo Raeder, 21 anos, aderiu à moda há cerca de dois meses e, desde então, sempre compra cupons e os “coleciona” para conhecer novos lugares ou usar em ocasiões especiais. “Tenho pelo menos um cupom de cada site. No dia que eu quiser sair pra fazer algo diferente, um jantar, é só escolher aonde ir”, conclui.

Foi assim que ele conheceu a sorveteria Yoggi, na Asa Norte. Com desconto de 64%, comprou um frozen yogurt com três toppings (opções de frutas). Na promoção, pagou apenas R$ 2,90 pelo sorvete, originalmente vendido a R$ 8. “Às vezes por causa do desconto a gente vai a algum lugar que nem conhecia. É interessante por essa oportunidade e, ainda por cima, com um preço legal”, comemora.

Na Yoggi, Diogo Raeder pagou R$ 2,90 pelo frozen yogurt com três opções de frutas: preço normal é R$ 8 (Foto: Adauto Cruz/CB/D.A Press)


O gerente da Chopp Time da Asa Sul, Altamir Batista, também comemora os resultados de uma oferta lançada no site Imperdível. Ele explica que, na promoção, foram oferecidos os pratos que têm mais saída na casa: frango à passarinho (R$ 25), carne acebolada (R$ 27) ou costelinha de porco agridoce (R$ 28), mais dois chopes (R$ 4,50 cada), por R$ 16,90. “Foi a primeira vez que usamos e o resultado foi satisfatório. É uma boa forma de divulgar o estabelecimento para as pessoas”, afirma.

A visibilidade do serviço atraiu também os olhares do chef Dudu Camargo para incrementar o café da manhã no Respeitável Burger, novidade lançada pelo grupo. Na última segunda-feira, o site Peixe Urbano vendeu 2.268 cupons em um período de 24 horas. Os clientes que adquiriram um combo de café da manhã com 58% de desconto (de R$ 21,40 por R$ 9) poderão escolher uma opção de prato principal (sanduíche ou omelete), uma bebida (suco de frutas com água ou batido com laranja e café com leite ou achocolatado) e uma sobremesa (salada de frutas ou iogurte com granola).

O grupo aposta nos sanduíches menores a preços mais acessíveis para o café da manhã. Segundo Dudu Camargo, todos os itens já estavam no cardápio do restaurante, que fica aberto 24 horas por dia, com exceção do pão na chapa. “O cardápio normal continua sendo oferecido, por isso se alguém quiser comer um sanduíche no tamanho original depois de uma festa, pode pedir sem problemas”, afirma.

Entre as opções de café da manhã, há omeletes simples (R$ 4,10), salada de frutas
(R$ 4,60) e sanduíches (R$ 6,20) com três tipos de pães, todos com 80g de proteína à escolha do cliente. O chef explica que o objetivo do restaurante é fazer o consumidor se sentir em casa. “O café da manhã na rua é normalmente consumido por alguém que sai de casa cedo para o trabalho. Eu incentivo o prazer de comer no restaurante”, diz ele.


Só no crédito

Os descontos e a possibilidade de conhecer novos lugares garantem boa parte do sucesso dos sites de compra coletiva. Mas outro fator determinante para o êxito desse tipo de comércio é a facilidade na hora da compra.

Interessados em adquirir produtos oferecidos pelos estabelecimentos devem fazer um cadastro no site. Após informar os dados, o consumidor passa a receber informações sobre novas ofertas por e-mail. A compra é pela internet, com pagamento em cartão de crédito.

O desconto é efetivado após um número pré-definido de vendas a ser atingido. Então, o site emite um cupom, que deve ser impresso pelo cliente e apresentado no restaurante. Se o mínimo não for alcançado, o dinheiro é devolvido.

O estabelecimento que oferece o desconto por meio do site pode estabelecer regras, como data de validade do cupom e obrigatoriedade de agendamento prévio. As promoções ficam no ar de um a três dias.

“É preciso ter muito cuidado principalmente quando o comércio é menor e a gente vende muito mais, o que acaba gerando problemas, se não for possível atender à demanda”, alerta o sócio-diretor do City Best, Sérgio Oliveira.




De R$ 65,90 por R$ 32: sushis especiais do Suri Bar

(Foto: Oswaldo Reis/Esp. CB/D.A Press)

Onde comer

» Chopp Time
413 Sul, Bloco A Loja 1. Tel: 3542-0918
Funcionamento: das 11h30 à 1h. Nos fins de semana, até as 2h

» Respeitável Burger
402 Sul, Bloco B, Loja 2. Tel: 3224-8852
Funcionamento: 24 horas

» Suri Sushi Bar
208 Sul, Bloco B, Loja 2. Tel: 3244-8130
Funcionamento: das 12h às 15h e das 18h30 à meia-noite

» Yoggi Bar
109 Norte, Bloco D, Loja 55. Tel: 3045-6955
Funcionamento: diariamente, das 10h às 23h



Matéria publicada no Correio Braziliense de 22/10/2010


Um comentário :

D. disse...

É. Tenho cadastro em todos os sites existentes, mas até agora só comprei uma oferta.
Mas vale a pena ter o cadastro.