23 de maio de 2011

Ama, espera e confia*

O amor tem me revelado muito de si mesmo em Bethânia. Das muitas facetas que dele aprendo a que tem mais me ensinado é a do amor feito espera. Aquele jeito de amar onde o amante é impotente diante das escolhas e decisões do amado. Sim! O verdadeiro amor é feito de espera silenciosa macerada na dor de quem é chamado a respeitar a liberdade do amado.

Explico-me. Quantas são as situações onde você, por mais que veja adiante, nada pode fazer? Quantas são as situações onde, se dependesse de você, tudo seria feito para evitar que o amado se machucasse ou se perdesse no caminho? Mas, eu e você sabemos por força do próprio amor, que situações existem em que você nada pode fazer. Resta-nos esperar. Espera silenciosa, dura, difícil como a do pai misericordioso que diante da decisão do filho que vai, se contenta em esperar na janela a hora do retorno. E o mais aterrador: Deus nos ama assim, pois sabe das tantas vezes em que contra sua vontade lhe dizemos não. Não há escapatória, compreender o amor feito espera é sinal de maturidade de quem ama.

[...]

O amor que amadurece está em aceitar a impotência de quem ama diante do amado que escolhe. O amor que cresce e floresce está em aceitar nossa suposta fraqueza. Sim! Pois é como nos sentimos: fracos. É como fracos, que ao amar visando o bem do amado, nos curvamos diante da liberdade de quem fez suas escolhas boas ou ruins. Fracos? Não! Fortes! Fortes porque nos tornamos capazes de esperar na janela da fé e da confiança. Isso também é escolha. Somos nossas escolhas e o resultado será de acordo com o que fizermos com as escolhas feitas.

Desejo a você um amor feito de escolhas. Desejo a você um amor feito de espera. Ame. Espere. Confie.


Texto escrito por Pe. Vicente, da comunidade Canção Nova, que tomei a liberdade de editar para não ficar muito extenso aqui no blog. Em uma semana de decisão e, consequentemente, muita ansiedade para mim, senti as palavras "espera e confia" logo depois do almoço e, procurando no google, me deparei com essa reflexão. E não é que ela me disse tudo o que eu precisava "ouvir" nesse comecinho de tarde de segunda-feira? Encaixou-se perfeitamente em várias coisas pelas quais estou passando. Para ler o original, clique aqui.

Nenhum comentário :